MESTRADO

Biotecnologia e Inovação em Saúde

SOBRE

O CURSO

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Inovação em Saúde apresenta uma estrutura coordenada para o desenvolvimento de produtos biotecnológicos inovadores na área da saúde, propiciando a formação de docentes e pesquisadores capacitados a atender as novas demandas tecnológicas do nosso país.

 

Seguindo o recomendado pela Política de Desenvolvimento da Biotecnologia Brasileira, que busca promover políticas públicas consistentes e de longo prazo para tornar possível o aproveitamento das oportunidades e potencialidades do Brasil no campo da biotecnologia, os cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado em Biotecnologia e Inovação em Saúde vem oferecer propostas de qualidade científica e formativa que se apresentam como uma aproximação do conhecimento acadêmico com o setor produtivo na área de Biotecnologia do Brasil, necessidade estratégica para o futuro do País.

 

Os cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado foram aprovados pela CAPES em maio de 2012, ambos com nota 4. O programa teve seu início com edital e processo seletivo classificando em setembro de 2012 os candidatos ao doutorado e mestrado acadêmico.

ESTRUTURA

O programa de Biotecnologia e Inovação em Saúde apresenta uma estrutura coordenada para o desenvolvimento de produtos biotecnológicos inovadores na área de saúde, mostrando um equilíbrio entre a quantidade de docentes que sustentam as linhas de pesquisa inter-relacionadas, a distribuição de projetos desenvolvidos e a participação nas disciplinas oferecidas.

OBJETIVOS

São objetivos do Programa de Biotecnologia e Inovação em Saúde preparar alunos para pesquisa, docência e atividade científico-tecnológica de inovação com ênfase na interdisciplinaridade representada de forma a integrar as áreas tecnológicas com as de saúde.

 

Os futuros profissionais, capacitados e qualificados para atuar no mercado profissional, atuarão principalmente em centros de pesquisa, instituições de nível superior, no setor industrial, no Sistema Único de Saúde. Esta proposta fundamenta-se na necessidade de suprir uma área prioritária de suprir profissionais voltados para o desenvolvimento de produtos biotecnológicos.

 

Além disso, devido à importância da formação especializada do pós-graduando em biotecnologia, oriundo da característica diferenciada e multidisciplinar do grupo de docentes que compõem o programa, estimulam a criação e transferência de tecnologia, de forma continuada, tendo como foco a incorporação de novos produtos pelo setor produtivo. Neste contexto, a universidade ocupa seu espaço como elemento de vanguarda na inovação tecnológica, com inserção nas economias regional e nacional, pela capacidade de desenvolver ensino e transferir os resultados das pesquisas de elevado padrão científico e tecnológico.

 

Deve-se ressaltar, portanto, que a proposta deste programa é fortalecer a importância do desenvolvimento de pesquisa integrada para a formação de recursos humanos na área de biotecnologia. O perfil do profissional a ser formado são mestres e doutores dotados de espírito crítico e reflexão ética e científica que contribuam não somente para o conhecimento (que é linear e disciplinar), mas também para inovação (que é emergente e transdisciplinar).

Inscrições:  29/06/2020 a 24/08/2020

Seleção:  31/08/2020 e 01/09/2020

Início do período letivo: 28/09/2020

ACESSE O EDITAL

Corpo Docente

Dra. Alejandra H. González

Dra. Regina Mara S. Pereira

Dr. José Agustín P. Suárez

Dra. Simone dos Santos Grecco

Dra. Julia Alejandra Pezuk

Dra. Susana Nogueira Diniz

Dra. Katia Sivieri

Dra. Waleska Kerllen M. Gardesani

Dr. Márcio Luiz dos Santos

Dr. Paulo Henrique P. D’Alpino

LINHAS DE

PESQUISA

  • Insumos Bioativos e Nanotecnologia em Saúde - Linha 1:

    • Esta linha de pesquisa tem como objetivos: isolar insumos bioativos de origem natural, provenientes de plantas e de substâncias resinosas secretadas por animais (ex. própolis), empregando diferentes técnicas de extração; identificar e quantificar os princípios ativos isolados através de cromatografia;investigar e desenvolver metodologias sintéticas para obtenção de novos compostos bioativos através de síntese orgânica e inorgânica; aplicar a nanotecnologia para o desenvolvimento de dispositivos e síntese de materiais funcionais, através do controle da matéria na escala de nanômetros;​
       

  • Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde - Linha 2:

    • Esta linha visa abordar os conceitos básicos de biologia celular, e molecular, bioquímica, biotecnologia, bioengenharia, bioinformática, mecanismos de patogenicidade, utilização de marcadores moleculares em diagnósticos e estudos com células tronco adultas, visando atualizar o estudante em temas de aplicação tecnológica que se utilizam de sistemas biológicos, organismos vivos ou derivados destes, para produzir produtos e processos;

  • Estudos Pré-Clínicos e Clínicos de Produtos Biotecnológicos - Linha 3:

    • Esta linha de pesquisa tem por objetivo a avaliação pré-clínica e clínica de insumos, bioativos, em suas diferentes fases. Realização de estudos de intervenção organizados em ensaios pré-clínicos e clínicos com o objetivo de gerar conhecimento e comprovar o desempenho dos produtos biotecnológicos em sua aplicação clínica. Visa ainda, a avaliação de protocolos de pesquisa já estabelecidos, bem como a avaliação de novos protocolos.

ESTRUTURA

CURRICULAR

Disciplinas Obrigatórias

[ + ]

Disciplinas Optativas Gerais

[ + ]

Disciplinas Específicas Relativas às Linhas de Pesquisa

[ + ]

LOCAL

DO CURSO

Aulas Complementares: Rua Maria Alves da Rocha, 51, Aeroclube - João Pessoa - PB

Aulas Obrigatórias: São Paulo - SP

INFORMAÇÕES

GERAIS

Investimento:

R$ 1.790,00

mensais

(Taxa de inscrição: R$ 50,00)

Cursos

Endoscopia da Coluna

Curso da Dor

Mestrado

Doutorado

Av. Don Pedro I, 444 - Centro, CEP: 58013-021

João Pessoa-PB, Brasil

+55 83 99100-3140

Siga-nos:

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2019-2020 I2TS - Instituto de Inovação e Tecnologia em Saúde

Desenvolvido por: