MESTRADO
Biotecnologia e Inovação em Saúde
SOBRE
O CURSO
O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Inovação em Saúde apresenta uma estrutura coordenada para o desenvolvimento de produtos biotecnológicos inovadores na área da saúde, propiciando a formação de docentes e pesquisadores capacitados a atender as novas demandas tecnológicas do nosso país.
Seguindo o recomendado pela Política de Desenvolvimento da Biotecnologia Brasileira, que busca promover políticas públicas consistentes e de longo prazo para tornar possível o aproveitamento das oportunidades e potencialidades do Brasil no campo da biotecnologia, os cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado em Biotecnologia e Inovação em Saúde vem oferecer propostas de qualidade científica e formativa que se apresentam como uma aproximação do conhecimento acadêmico com o setor produtivo na área de Biotecnologia do Brasil, necessidade estratégica para o futuro do País.
Os cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado foram aprovados pela CAPES em maio de 2012, ambos com nota 4. O programa teve seu início com edital e processo seletivo classificando em setembro de 2012 os candidatos ao doutorado e mestrado acadêmico.
ESTRUTURA
O programa de Biotecnologia e Inovação em Saúde apresenta uma estrutura coordenada para o desenvolvimento de produtos biotecnológicos inovadores na área de saúde, mostrando um equilíbrio entre a quantidade de docentes que sustentam as linhas de pesquisa inter-relacionadas, a distribuição de projetos desenvolvidos e a participação nas disciplinas oferecidas.
OBJETIVOS
São objetivos do Programa de Biotecnologia e Inovação em Saúde preparar alunos para pesquisa, docência e atividade científico-tecnológica de inovação com ênfase na interdisciplinaridade representada de forma a integrar as áreas tecnológicas com as de saúde.
Os futuros profissionais, capacitados e qualificados para atuar no mercado profissional, atuarão principalmente em centros de pesquisa, instituições de nível superior, no setor industrial, no Sistema Único de Saúde. Esta proposta fundamenta-se na necessidade de suprir uma área prioritária de suprir profissionais voltados para o desenvolvimento de produtos biotecnológicos.
Além disso, devido à importância da formação especializada do pós-graduando em biotecnologia, oriundo da característica diferenciada e multidisciplinar do grupo de docentes que compõem o programa, estimulam a criação e transferência de tecnologia, de forma continuada, tendo como foco a incorporação de novos produtos pelo setor produtivo. Neste contexto, a universidade ocupa seu espaço como elemento de vanguarda na inovação tecnológica, com inserção nas economias regional e nacional, pela capacidade de desenvolver ensino e transferir os resultados das pesquisas de elevado padrão científico e tecnológico.
Deve-se ressaltar, portanto, que a proposta deste programa é fortalecer a importância do desenvolvimento de pesquisa integrada para a formação de recursos humanos na área de biotecnologia. O perfil do profissional a ser formado são mestres e doutores dotados de espírito crítico e reflexão ética e científica que contribuam não somente para o conhecimento (que é linear e disciplinar), mas também para inovação (que é emergente e transdisciplinar).
Inscrições: 29/06/2020 a 24/08/2020
Seleção: 31/08/2020 e 01/09/2020
Início do período letivo: 28/09/2020
ACESSE O EDITAL
Corpo Docente
LINHAS DE
PESQUISA
-
Insumos Bioativos e Nanotecnologia em Saúde - Linha 1:
-
Esta linha de pesquisa tem como objetivos: isolar insumos bioativos de origem natural, provenientes de plantas e de substâncias resinosas secretadas por animais (ex. própolis), empregando diferentes técnicas de extração; identificar e quantificar os princípios ativos isolados através de cromatografia;investigar e desenvolver metodologias sintéticas para obtenção de novos compostos bioativos através de síntese orgânica e inorgânica; aplicar a nanotecnologia para o desenvolvimento de dispositivos e síntese de materiais funcionais, através do controle da matéria na escala de nanômetros;
-
-
Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde - Linha 2:
-
Esta linha visa abordar os conceitos básicos de biologia celular, e molecular, bioquímica, biotecnologia, bioengenharia, bioinformática, mecanismos de patogenicidade, utilização de marcadores moleculares em diagnósticos e estudos com células tronco adultas, visando atualizar o estudante em temas de aplicação tecnológica que se utilizam de sistemas biológicos, organismos vivos ou derivados destes, para produzir produtos e processos;
-
-
Estudos Pré-Clínicos e Clínicos de Produtos Biotecnológicos - Linha 3:
-
Esta linha de pesquisa tem por objetivo a avaliação pré-clínica e clínica de insumos, bioativos, em suas diferentes fases. Realização de estudos de intervenção organizados em ensaios pré-clínicos e clínicos com o objetivo de gerar conhecimento e comprovar o desempenho dos produtos biotecnológicos em sua aplicação clínica. Visa ainda, a avaliação de protocolos de pesquisa já estabelecidos, bem como a avaliação de novos protocolos.
-
ESTRUTURA
CURRICULAR
LOCAL
DO CURSO
Aulas Complementares: Rua Maria Alves da Rocha, 51, Aeroclube - João Pessoa - PB
Aulas Obrigatórias: São Paulo - SP